SUPREMO CAPÍTULO DO RITO ECLÉTICO






1776-2022



O SUPREMO CAPITULO DO RITO ECLÉTICO

O Supremo Capítulo do Rito Eclético foi instalado no Brasil como uma corporação essencialmente filosófica, filantrópica, evolucionista e progressista, que, através de seus rituais, materializa e restaura no Homem a verdadeira essência do Espírito Humano, guiando-o a liberdade de pensar, expressar e desenvolver-se em sociedade.

O Supremo Capítulo do Rito Eclético, qualificável como de interesse público, é uma pessoa jurídica de direito privado, potência maçônica filosófica, autônoma, soberana e independente, regular, legal, legítima, teísta, iniciativa, progressista e evolucionista, com seus atos constitutivos registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Pessoa Jurídica, Oficina Chefe, reguladora e orientadora dos Altos Corpos Filosóficos da liturgia do Rito Eclético ou Maçonaria Eclética, com ascendência administrativa e disciplinar sob os órgãos e corpos que lhe são subordinados.

O Supremo Capitulo é o poder maçônico regular e soberano, guardião da observância e pureza da liturgia do Rito Eclético Alemão, tendo plena soberania e autoridade para governar, administrar, garantir, salvaguardar e preservar, em tudo o que concerne a liturgia e a filosofia do rito.

Tem como objetivo estabelecer o progresso e o desenvolvimento da Maçonaria Eclética em território nacional e internacional, preservando seus valores e princípios.

Para finalizar, o Supremo Capítulo reconhece em seus graus e qualidades, independentemente de rito, todos os maçons das potências regulares por equivalências de graus.