top of page
Masonry Dissected.jpg

​​Samuel Prichard 

SAMUEL PRICHARD E A MAÇONARIA DESSECADA​​​

Samuel Prichard nasceu em por volta de 1685, Mortlake, Surrey, Inglaterra, filho de Samuell Pritchard e Mary Mary Harries. Maçom progressista, comerciante, escritor e panfletista.

​Foi o primeiro Maçom que ousou publicar um panfleto contendo a Lenda do Terceiro Grau, retratando o personagem Hiram Abiff, além dos Graus de Aprendiz e Companheiro, em protesto contra a Grande Loja da Inglaterra e seu Grão-Mestre, o então Thomas Howard.

Sua obra, "Maçonaria Dissecada" (Masonry Dissected), foi publicada pela primeira vez em Londres, em 2 de outubro de 1730, e republicada nos dias 21 e 31 do mesmo mês. O panfleto era incrivelmente pequeno: a primeira edição tinha apenas 33 páginas e media 18 cm por pouco menos de 13 cm. Foi oferecido à venda pelo jornal "Daily Journal".

 

Em apenas onze dias, a obra teve três edições e foi reimpressa em dois jornais, continuando a ser vendida rapidamente por muitos anos. Em poucos anos, foi traduzida para o holandês, alemão e francês, com várias edições publicadas na Escócia.

O panfleto de Prichard, assim como o cpanfleto intitulado "O Mistério da Maçonaria" (The Mystery of Free-Masonry, de 15 de agosto de 1730), levou a Grande Loja a tomar medidas para impedir a admissão de falsos Maçons em uma Loja regular, exigindo que o visitante fosse coberto como Maçom regular por um membro da Loja.

A Vida Maçonica de Samuel Prichard

Na vida Maçônica, Prichard foi iniciado na Maçonaria antes de 1717. Na época da fundação da Grande Loja de Londres, ele pertencia à Loja Ganso e Grelha (Goose and the Grill), fundada em 1691. A Loja era conhecida por ter participado da reorganização da Maçonaria em 1717. Por volta de 1729, mudou o nome para Loja "Armas Reais" (Royal Arms).

Em 27 de dezembro de 1729, foi emitida a "Nova Portaria" (relatada no Livro de Constituições de Anderson) determinando que "cada Loja deveria, doravante, pagar dois guinéus, a título de taxa para sua constituição junto à Grande Loja".

Portanto, quando, em 1730, Prichard e vários outros membros da Loja nº 1 (Royal Arms) foram impedidos de ingressar em outra Loja, o motivo foi o fato de a Loja nº 1 ter mudado seu nome sem comunicar a Grande Loja. Outra razão era o fato de a Loja Grella e Ganso, já constituída na Lista de Lojas Regulares, não ter recolhido a taxa estabelecida em 1729.

Ele não conseguiu provar que a Loja Armas Reais nº 1 era a Loja Grella e o Ganso. Insatisfeito, resolveu publicar um panfleto em um jornal londrino contendo os Três Graus Simbólicos, denominado "Maçonaria Dessecada". O panfleto causou um verdadeiro escândalo porque foram publicados para profanos os chamados Segredos da Maçonaria.

Os rituais estavam repletos de erros e imprecisões, mas foram os primeiros a ser impressos e divulgados ao público. Naquela época, os rituais eram transmitidos oralmente.

A Loja Armas Reais se filiou a outra Associação Maçônica, denominada Gormogons, rivais da Grande Loja. Não contente com a estrutura da Associação, e sendo um Maçom experiente na Arte Real, sua Loja foi convidada a participar do Grand Khaibar..

Este ritual teria sido o primeiro escrito e publicado oficialmente a conter a "Lenda do Terceiro Grau". É sabido que o primeiro ensaio sobre esta lenda aparece no Manuscrito de Thomas Graham, publicado em 24 de outubro de 1726, como uma lenda Noaquita em que se menciona a procura do corpo de Noé, por seus três filhos Sem, Cam e Jafet, para descobrirem a palavra secreta da aliança de Noé com Deus.

É possível que Graham tenha sido a fonte de inspiração de Samuel Prichard para compilar sua obra intitulada "Maçonaria Dessecada" com os Três Graus Simbólicos.​

Obras:

Free Masonry Dissected (1730)

Rito Adonhiramita
© Copyright

End.: Rua Caetano Spadaro Cropanese, 370 - Recreio das Acacias

Ribeirão Preto - SP CEP 14098-556

Email: ritoadonhiramita@gmail.com

 www.adonhiramita.org.br

bottom of page