O SURGIMENTO O RITO ADONHIRAMITA NO BRASIL

O SURGIMENTO OFICIAL DO RITO ADONHIRAMITA

NO BRASIL

​​




Alguns autores acreditam na possibilidade das lojas “ Reunião” (1801) e “Distintiva” (1812), terem trabalhado no Rito Adonhiramita por conta de intercâmbio dos viajantes portugueses e franceses da época na cidade do Rio de Janeiro, infelizmente, sem prova documental. Pode-se afirmar que, o rito foi introduzido oficialmente no Brasil no mês de novembro de 1815, com a fundação da Loja Comércio e Arte, na cidade do Rio de Janeiro, sendo seus trabalhos interrompidos em 30 de março de 1818, quando o Imperador D. João VI, emitiu um Alvará Régio, "Lesa Majestade" obrigando as sociedades secretas, de qualquer forma e denominação no território luso brasileiro cessarem suas atividades.

A Loja comercio e arte retomar suas atividades 24 de junho de 1821. Precisamente em 17 de junho de 1822, a Loja Maçônica Comércio e Artes, seguindo o modelo da Bahia, dividiu-se em três Lojas: “Loja Maçônica Comércio e Artes na Idade do Ouro”; “Loja Maçônica União e Tranquilidade; “Loja Maçônica Esperança de Nictheroy”; assim se formou o segundo grande oriente denominado de "GRANDE ORIENTE BRAZILEIRO" (BRASÍLICO OU BRASILIANO), tendo sua sede instalado na Rua do Conde, de de efêmero duração.

Os primeiros rituais impressos no Brasil foi traduzido da Compilação Preciosa da Maçonaria Adonhiramita no ano de 1833, e sua impressão homologada e autorizada em 1836. A primeira edição foi impressa pela Typographia Astral, na rua Beco dos Quarteis, 21, Rio de Janeiro.


ARLS AMOR E CARIDADE Nº313

Rua Francisca Massaro Farinha, 385 - Ribeirânia, Ribeirão Preto - SP, CEP 14096-460

Sessões: Sextas-Feiras 20:00h